O município de Pacaraima, com seus 920 m de altitude, é considerado como o município mais alto do estado de Roraima e de toda a Região Norte do Brasil.
Localidades principais
A única localidade não-indígena do município é a própria sede. Segue sua população segundo o Censo de 2010.
Hidrografia
Vegetação
Cobertura vegetal: savana estépica (parque e arbórea densa).
Relevo
Savana de superfície plana (50%), relevo ondulado (40%) e elevações isoladas (10%).
Clima
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referentes ao período entre 1961 e 2014, a menor temperatura já registrada em Pacaraima foi de 2 °C em 23 de abril de 1978, e a maior atingiu 38 °C em 14 de dezembro de 1994.
Temperatura média anual: 15 °C
Solo
Infraestrutura urbana
O acesso à cidade de Pacaraima se dá pela rodovia BR-174, que está pavimentada e com bom estado de conservação. A distância até Boa Vista é de cerca de 220 quilômetros. Há um serviço regular de ônibus disponível para o município a partir de Boa Vista. Há ainda serviços de motoristas autônomos que fazem o percurso. Pacaraima está conectada à rede elétrica estadual, com energia proveniente de Macágua, na Venezuela.
Turismo
A sede do município de Pacaraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela, está cravada numa região de vales cercado por montanhas e serras. A região de temperatura serrana é uma das mais mais amenas de Roraima. Os próprios índios administram alguns serviços turísticos prestados aos visitantes. Alguns atrativos:
Festas tradicionais
Pontos turísticos